27 de mar. de 2020

Jogos para o ensino aprendizagem de ecologia

O Brasil possui o título de país diverso, sendo um dos mais ricos em diversidade biológica (fauna, flora e microrganismos) do planeta. Detém seis biomas de grande relevância (Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Caatinga, Pantanal e Campos Sulinos), além do maior sistema fluvial do mundo (SIMÕES, 2008).
Entretanto, ainda temos poucos estudos que utilizam os biomas brasileiros para promover processos de ensino-aprendizagem. Os existentes estão esparsos no tempo e não abrange todos os ecossistemas existentes (ABÍLIO et al. 2010; LUZ et al. 2009; OLIVEIRA & CORREIA, 2013; SCHWARZ, SEVEGNANI & ANDRE, 2007; SOARES et al. 2017).
Dentro do Bioma Amazônia destacam-se os ecossistemas campina, campinarana e floresta primária que são ecossistemas característicos da Amazônia. Nesse sentido, práticas educacionais na região amazônica, dotadas de grade riqueza em biodiversidade nos ambientes naturais apresentam um grande potencial de informações que podem ser diretamente utilizadas pelos alunos e professores em sala de aula como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem sobre as características dessas riquíssimas fito-fisionominas regionais, promovendo a interação dos sujeitos envolvidos, conduzindo-os a compreensão dos conteúdos abordados numa perspectiva globalizadora. Pressupõe-se aqui que, se o aluno compreender as características dos ecossistemas e as dinâmicas que envolvem a manutenção desses ambientes, de forma prazerosa e incentivadora, colocando-o como sujeito do ambiente investigado, ele compreenderá com maior facilidade os conceitos ecológicos. No mesmo sentido, a inserção do aluno no local dessa exuberante biodiversidade contribuirá de forma mais eficaz para um posicionado crítico dele frente aos problemas ambientais que ocorrem sobre essas vegetações tais como: desmatamento, exploração madeireira, de fauna, flora e solo, mudanças climáticas entre outros.


Para ter uma aula de campo não necessariamente precisa sair da escola. Na quadra ou na sala de aula é possível realizar uma boa aula pratica de entretenimento com os alunos.encontrei no site aulanapratica um jogo sobre a ecologia de população.
Para realização deste jogo é necessário um campo ou quadra aberta para os alunos poderem correr.O jogo funciona da seguinte forma, a turma irá simular como uma população de coelhos cresce dependendo dos recursos no ambiente e de predadores. Em uma quadra ou campo da escola, dois alunos irão ficar em pé em um lado e ficarão virados para o restante dos alunos do outro lado. O lado com dois alunos representará coelhos e o outro lado representará recursos disponíveis no ambiente. O professor ficará de lado e representará os decompositores.
O professor irá pedir aos coelhos para se virarem de costas para os recursos e para os recursos virarem de costas para os coelhos. O professor então dirá para os recursos escolherem se serão abrigo, alimento ou água e para os coelhos  escolherem qual destes irão buscar. Alunos escolherão indicando com as mãos: triângulo acima da cabeça (abrigo), mão sobre a boca (água) e mão sobre o estômago (alimento). Os alunos não poderão mudar o recurso que escolherem. Então, os recursos se viram e deixam visível o símbolo que os identifica. O professor pede para os coelhos correrem no “já!” e pegar um recurso escolhido (se um coelho escolheu água, só poderá buscar água). Os coelhos devem correr reto e pegar o recurso se conseguirem e parar. Os coelhos não podem ficar indo e voltando escolhendo o recurso.

Se um coelho pega um recurso, ele sobrevive e o recurso vira um coelho na próxima geração. Se um coelho não pega um recurso ele morre e vai para a área dos decompositores com o professor. Decompositores permanecem parados por uma geração e depois voltam a ser recurso. Recursos não-escolhidos permanecem no ambiente.

Alunos repetem esse procedimento por 10 gerações. Anote o número de coelhos e recurso a cada uma delas. Na nona geração, introduza uma raposa. Um aluno dos decompositores vira um predador de coelhos. A raposa fica junto com o professor e persegue os coelhos no “já!” do professor. A raposa tenta pegar o maior número possível de coelhos. Os coelhos pegos morrem. Se ela pegar um coelho, ela sobrevive. Se pegar mais de um, cada coelho adicional vira raposa na próxima geração. Anote o número de raposas a cada geração.

Outros jogos que podem ser realizados dentro da sala de aula é os jogos de tabuleiro, este tabuleiro a seguir é de um projeto ecosurf onde visa a conscientizar a todos para conservação dos oceanos.
Fonte ecosurf


Para realização deste jogo o material necessário é um dado e as cartas que estão disponíveis no site Ecosurf, um jogo simples e didático.




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