O Brasil possui o título de país diverso,
sendo um dos mais ricos em diversidade biológica (fauna, flora e microrganismos)
do planeta. Detém seis biomas de grande relevância (Mata Atlântica, Cerrado,
Amazônia, Caatinga, Pantanal e Campos Sulinos), além do maior sistema fluvial
do mundo (SIMÕES, 2008).
Entretanto, ainda temos poucos estudos que utilizam os
biomas brasileiros para promover processos de ensino-aprendizagem. Os
existentes estão esparsos no tempo e não abrange todos os ecossistemas
existentes (ABÍLIO et al. 2010; LUZ et al. 2009; OLIVEIRA & CORREIA, 2013;
SCHWARZ, SEVEGNANI & ANDRE, 2007; SOARES et al. 2017).
Dentro do Bioma
Amazônia destacam-se os ecossistemas campina, campinarana e floresta primária
que são ecossistemas característicos da Amazônia. Nesse sentido, práticas
educacionais na região amazônica, dotadas de grade riqueza em biodiversidade
nos ambientes naturais apresentam um grande potencial de informações que podem
ser diretamente utilizadas pelos alunos e professores em sala de aula como
ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem sobre as
características dessas riquíssimas fito-fisionominas regionais, promovendo a
interação dos sujeitos envolvidos, conduzindo-os a compreensão dos conteúdos
abordados numa perspectiva globalizadora. Pressupõe-se aqui que, se o aluno
compreender as características dos ecossistemas e as dinâmicas que envolvem a
manutenção desses ambientes, de forma prazerosa e incentivadora, colocando-o
como sujeito do ambiente investigado, ele compreenderá com maior facilidade os
conceitos ecológicos. No mesmo sentido, a inserção do aluno no local dessa
exuberante biodiversidade contribuirá de forma mais eficaz para um posicionado
crítico dele frente aos problemas ambientais que ocorrem sobre essas vegetações
tais como: desmatamento, exploração madeireira, de fauna, flora e solo,
mudanças climáticas entre outros.
Para ter uma aula de campo não necessariamente precisa sair da escola. Na quadra ou na sala de aula é possível realizar uma boa aula pratica de entretenimento com os alunos.encontrei no site aulanapratica um jogo sobre a ecologia de população.
Para realização deste jogo é necessário um campo ou
quadra aberta para os alunos poderem correr.O jogo funciona da seguinte forma,
a turma irá simular como uma população de coelhos cresce dependendo dos
recursos no ambiente e de predadores. Em uma quadra ou campo da escola, dois
alunos irão ficar em pé em um lado e ficarão virados para o restante dos alunos
do outro lado. O lado com dois alunos representará coelhos e o outro lado representará
recursos disponíveis no ambiente. O professor ficará de lado e representará os
decompositores.
O professor irá pedir aos coelhos para se virarem de
costas para os recursos e para os recursos virarem de costas para os coelhos. O
professor então dirá para os recursos escolherem se serão abrigo, alimento ou
água e para os coelhos escolherem qual
destes irão buscar. Alunos escolherão indicando com as mãos: triângulo acima da
cabeça (abrigo), mão sobre a boca (água) e mão sobre o estômago (alimento). Os
alunos não poderão mudar o recurso que escolherem. Então, os recursos se viram
e deixam visível o símbolo que os identifica. O professor pede para os coelhos
correrem no “já!” e pegar um recurso escolhido (se um coelho escolheu água, só
poderá buscar água). Os coelhos devem correr reto e pegar o recurso se
conseguirem e parar. Os coelhos não podem ficar indo e voltando escolhendo o
recurso.
Se um coelho pega um recurso, ele sobrevive e o recurso
vira um coelho na próxima geração. Se um coelho não pega um recurso ele morre e
vai para a área dos decompositores com o professor. Decompositores permanecem
parados por uma geração e depois voltam a ser recurso. Recursos não-escolhidos
permanecem no ambiente.
Alunos repetem esse procedimento por 10 gerações. Anote o
número de coelhos e recurso a cada uma delas. Na nona geração, introduza uma
raposa. Um aluno dos decompositores vira um predador de coelhos. A raposa fica
junto com o professor e persegue os coelhos no “já!” do professor. A raposa
tenta pegar o maior número possível de coelhos. Os coelhos pegos morrem. Se ela
pegar um coelho, ela sobrevive. Se pegar mais de um, cada coelho adicional vira
raposa na próxima geração. Anote o número de raposas a cada geração.
Outros jogos que podem ser realizados dentro da sala de aula
é os jogos de tabuleiro, este tabuleiro a seguir é de um projeto ecosurf onde visa a conscientizar a todos para conservação dos oceanos.
![]() |
Fonte ecosurf |
Para realização deste jogo o material necessário é um dado e as cartas que estão disponíveis no site Ecosurf, um jogo simples e didático.
Referencia :Artigo pratica de campo nas aulas de ecologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário